terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Ser pai não é tarefa fácil. Se, no relacionamento do casal, um cônjuge exige que o outro mude, exigir que nossos filhos mudem é mais difícil ainda, pois eles são nossos espelhos. Um cônjuge pode até acabar se acostumando com os defeitos do outro; quando ao filho, porém, ele será o que os pais são, e estes terão de conviver com alguém que tem os mesmos defeitos e manias que eles. Lembre-se de que estaremos exigindo dos nossos filhos algo impossível ao queremos que eles mudem, pois eles não poderão seguir nossos conselhos e ao mesmo tempo ignorar o exemplo que veem em nós.
Ser pai envolve dedicação, justiça, amor, paciência, disciplina, tempo. Quando estamos cansados é que os filhos querem brincar, e quando estamos irritados é que eles resolvem desobedecer.
Quando lhes damos um presente caro, eles o estragam em pouco tempo e quando precisamos de concentração eles exigem que leiamos seu livro de histórias. Há ocasiões em que é necessário discipliná-los mas não estamos dispostos, enquanto, em outras, eles são o alvo de nosso descontamento com o patrão.
Ser pai não é pouca coisa. E é desejo de todo pai que os filhos sejam filhos de Deus. Mas para isso é preciso instruí-los de tal modo que eles apreciem ser nossos filhos; também assim, lhes será fácil entender Deus como Pai. Na verdade, ao cuidar de nossos filhos estamos cuidando de filhos de Deus em potencial. Isso é uma grande responsabilidade.
A nossa palavra e nossa vida precisam andar de mãos dadas, inseparáveis e sem contradições, especialmente no que diz respeito á fé, ao amor a Deus e á sua Palavra.
Precisamos reconhecer que realmente somos incapazes de cumprir essa tarefa, mas Deus, como o Pai perfeito, poderá equipar-nos com seu Espírito, sabedoria, amor e justiça.
"No temor do Senhor tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos." - Provérbios 14:26


Texto do Livro: AOS PAIS da editora Árvore da Vida. 

Post a Comment: